Plano de Melhoria Ambiental – Avaliação de Indicadores Ambientais
Conheça este Serviço
Um plano de melhoria ambiental requer uma avaliação das condições atuais, que incluem a gestão de águas (consumo e efluentes), resíduos (geração, armazenamento e destinação) e emissões atmosféricas (caracterização e plano de redução de emissões). É uma necessidade associada à melhoria do desempenho ambiental e às metas e práticas ESG.
Parte significativa do parque industrial brasileiro é antiga, e para adequar suas instalações às demandas atuais, necessita de ações de curto, médio e longo prazo, podendo requerer investimentos significativos que precisam ser devidamente avaliados.
Este plano de ação visa tornar as organizações mais resilientes ambientalmente, minimizando seus impactos e vulnerabilidades. As ferramentas são:
- Diagnóstico da situação atual, com levantamento detalhado das questões ambientais: tecnologias de produção, controles na operação, atendimento às exigências técnicas, práticas de sustentabilidade adotadas, avaliação do histórico dos indicadores ambientais, rastreabilidade das informações destes indicadores, entre outros;
- Levantamento das melhores práticas do setor e melhores tecnologias práticas disponíveis (MTPD);
- Identificação de riscos e oportunidades de melhorias;
- Análise de procedimentos operacionais que impactem nas emissões da planta e em outras questões ambientais;
- Identificação das ações necessárias para a “atualização” e melhoria das condições do site;
- Priorização das ações mapeadas, considerando os objetivos e metas da empresa, seu impacto ambiental, relação com stakeholders e custos associados.
A efetividade de um plano de melhoria ambiental depende do comprometimento e envolvimento de todos os setores da indústria, incluindo a alta direção.